6 conselhos da SOPHOS no Dia da Privacidade de Dados

28 Jan 2019

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Privacidade de Dados, e a Sophos (LSE:SOPH), líder global na segurança na rede e para endpoint, decidiu reunir as principais dicas dos seus especialistas de segurança para proteger a sua privacidade online. 

Utilize senhas robustas e complexas
Não são apenas as passwords do seu e-mail e das suas redes sociais que devem estar seguras. Também é essencial assegurar que o acesso ao seu computador e ao seu telemóvel seja através de uma password complexa que é constantemente atualizada, e que tenha pelo menos seis dígitos.Lembre-se que não deve partilhar as suas passwords nem utilizar alguma repetida. Assim, não só dificulta o roubo de informação mas também evita o abuso por parte de quem queira quebrar a sua privacidade

Esteja consciente das aplicações que descarrega, podem conter phishing
No “Relatório de Cibersegurança da Sophos 2019” verificámos um aumento de aplicações que, sem que sejam maliciosas no seu código fonte, serviam como porta de entrada para um site de phishing que se tornava num acesso a vírus que invadiam o seu telemóvel. Verifique sempre as permissões que as aplicações solicitam antes de as transferir para os seus dispositivos. É também importante eliminar qualquer aplicação que já não utilize.

A informação pública está visível para os cibercriminosos
Os questionários do Facebook podem parecer inocentes – ou pelo menos era o que se pensava até ao caso Cambridge Analytica ser notícia. Estes estudos de tendências ou testes de personalidade de uma forma  geral pedem acesso aos perfis das redes sociais, permitindo acesso a informação privada que pode ser usada para aceder a contas pessoais. Colocar informação nas redes sociais também pode revelar alguma informação pessoal, ainda que tal parece uma ação isolada e irrelevante. Estes dados, analisados em conjunto, podem revelar uma imagem completa de qualquer pessoa, os seus hábitos, localizações mais frequentes e outros detalhes que podem ser inquietantes ou possivelmente perigosos nas mãos de pessoas mal intencionadas. A melhor forma de evitar que a informação chegue às mãos erradas é estar atento a tudo o que seja partilhado e ter presente que tudo o que partilhamos fica na rede, para sempre (mesmo quando se elimina).

Mantenha o seu software atualizado
Mantenha o seu software atualizado em todos os seus dispositivos. Atualize falhas corrigidas a que os cibercriminosos possam ter acesso. Se não o fizer, arrisca-se a mais ataques.

Permitir a Autenticação Multi-Fator (MFA)
Dado que a maioria dos incidentes relacionados com falsificação são cibercrime, recomenda-se que inclua a atualização multi-fator assim que possível na sua estratégia de segurança. Este método acrescenta uma camada adicional de proteção contra alguém que tente ter acesso às suas contas pessoais.

Tape a sua webcam
O acesso à sua webcam não é impossível para os hackers. Mantenha-se protegido e tranquilo ao utilizar uma proteção da câmara.
E, por fim…

Todos os dias são Dias da Privacidade dos Dados

Hoje pode ser o Dia oficial da Privacidade de Dados, mas lembre-se amanhã também é o Dia da Privacidade de Dados, e no dia seguinte, e no dia depois desse. É como o Dia do Não Fumador – tem de o manter para sempre na sua vida digital.

Nota de imprensa

https://www.jpdi.pt/pt/newsdetail/17900562/

https://www.jpdi.pt/en/newsdetail/17900562/